Marcadores

sábado, 11 de dezembro de 2010

Eu quero ter não mais que 100 amigos

Claudinho 100% add Fahhh Moreninha. 100% ficou famoso na praça quando pegou Nahhhh Loirinha na décima edição do “Fecha os olhos e beija”, na quadra do Pirimba. Moreninha não gosta de Loirinha porque uma vez Loirinha pegou o ex de Moreninha na festa do BDF. Moreninha queria vingança. Depois do “Fecha os olhos e Beija”, 100% e Loirinha saíram algumas vezes, para o shopping e para uma outra praça mais escondida. Moreninha elaborou seu plano. Sabe como é, jovem, desinibida, gostosa (ela mesmo se dizia), não havia nunca sequer trocado olhares com Claudinho 100%. Chegou um dia e: “É 100% o que, colega?”. Claudinho sorriu, e: “Cem porcento o que você quiser, gatinha”. Moreninha piscou, virou o cabelo e saiu. Carlito de Nikiti, amigo de Claudinho 100% soltou um gritinho de vitória e Claudinho arriscou uns passinhos da dança do come-come, novo sucesso do Mc Xcurrega, como sinal de gostosice. Na mesma noite, Claudinho 100 % add Fahhh Moreninha. Eram íntimos.
A avidez em conhecer pessoas é para a juventude algo intrínseco. Nas redes sociais da internet “bombam” os milhares e milhares de amigos adicionados, muitos nem sequer conhecidos. A intimidade é algo fácil, ao menos entre duas telas. Sou também um jovem, há na minha lista de “amigos” pessoas com quem poucas palavras troco, gente que não vejo há anos. Eventualmente promovo uma limpeza impiedosa: “porra, por que eu tenho esse maluco nos meus amigos?”. E dá-lhe botão “remover amigo”. Não estou removendo amigo nenhum, estou excluindo esses tantos indesejáveis de minha lista, agora cada vez mais seleta.
Isso entretanto, não é o comum para nossos adolescentes. Falo dos adolescentes porque convivo com muitos em meu trabalho e vejo neles essa necessidade de popularidade, hoje acentuada pelos orkuts e facebooks da cybervida. Ter mais amigos é ter mais respeito. Quando você menos espera, há novecentas pessoas que sabem sua data de nascimento, a qual praia você foi no último fim de semana e qual é seu artista preferido. Gente íntima, que vai te desejar feliz aniversário na data que você estipular, ainda que sejam cinco datas durante o ano. Gente que vai te mandar gifs de “melhor amigo” com encaminhamento para mais 500 pessoas da lista. Me pergunto se o rei Roberto Carlos não deseja ter um perfil no orkut: ter um milhão de amigos seria fácil.
Não culpo ninguém por ter cinco perfis na internet, porém acredito que a intimidade corre sérios riscos de banalização, nesta época em que fazer um amigo é questão de dar um clique no mouse. E, por estas horas, Claudinho 100% add Fahhh Moreninha, Fahhh moreninha add Carlito de Nikiti, Carlito de Nikiti add MC Xcurrega, que add Nahhhh Loirinha, que add J. Pinto Fernandes, que recebeu gifs animados de todos, mesmo sem ter entrado na história.

Gabriel da Matta*

*(ver postagem anterior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário