Marcadores

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Um tanto Jules e Jim (Por: An Persa)

Gostaria de falar sobre sexo a três. Sexo cognitivo, deixarei bem claro. Nada melhor que mostrar o resultado do encontro entre os nossos convidados da semana Catherine, Jules e Jim.

Aqui havia uma mulher dividida entre dois homens, cada um a presenteou com uma poesia e ela, como toda mulher fértil fecundou outras duas poesias.

Na vida real, não poderiam os três serem felizes para sempre. Nem poderia a mulher morrer como a Catherine do Jules e Jim, porque a mulher dessa história estava pensando em deixar o cabelo crescer.

Sendo assim ela observou suas poesias, umas tão bonitas outras um tanto mornas... percebeu que a cada dia escrevia menos, e pensou no porque de não estar escrevendo mais.


Entre dois poetas

"Eu sangro tuas feridas,
Choro tuas tristezas,
Lamúrias do medo.
Nossas lentes cedo avistam crime e justiça.
Criamos e alimentamos,
Odiamos em cada cada-falso que te afeta a memória
E me leva a um palco de história
Fazer dos ventos os teus sussurros,
Dos esquecimentos nossos vultos.
Eu quero ser livre para chorar quando morreres em meus braços.
E sorriremos enlaçados
Faço de teu choro meu pranto,
De teu renascer meu canto,
De tua dor uma chama,
Da vida uma cama.

(E.)

Quero te dar filhos,
Quero arrancar meus cabelos
E prender com os fios
Teus lábios tristes de poeta.
Eu agora,
Tento rimar tua beleza,
Arquitetônicamente,
Construir tua sutileza
Unicamente para mim.

(A.)
...


Dar-te-ei um filho dos meus lábios,
Em afagos úmidos á teia tua, que interpenetra-me.
Na leveza lenta de teu abraço, me solta o cheiro do seu pulmão
Inscrevo-me na reza que é teu sorriso como uma fumaça
Nadando em teu peito, de braços abertos,
Me embrulho em teu ventre.
E da placenta tua, os nossos gametas são umbilicados até meu útero
Que nos regurgita um sopro de ar

(A.)

Amo-te,
Por isso não desejo decifrar o amor,
Minha essência carnívora apenas quer carregá-la
[ aos sonhos infindos de Platão.
Minh’alma quer largar-se de mim em busca da tua,
Me revelara o súbito que lhe tomara...
Chamarás a tua alma,
E de ti, sairá.
Puxarás pela essência,
E levarás para bailar ao etéreo,
No Éden destinado aos poetas (poetisas)
até aqueles (aquelas) que não sabem que são.
Rodopiarão e se entrelaçarão
Em meio às palavras dos antigos mortais...
Petrarca se afastará;
Camões duelar-se-á;
Gregório se punirá
E Maiakovski declamará por ressurreição.
E nós,
De corpos desalmados,
Como Zumbis que procuram sua liberdade na floresta,
na floresta das almas inquietantes,
estenderemos os braços e com olhos adormecidos,
nos cruzaremos.
E na bruta Terra que forra nossos pés calejados,
Sem a vestimenta que cubra a dor,
Bailaremos no compasso,
Regido pelos passos de nossas almas,
E conheceremos o amor.

Nossos corpos,
Num certo rodopio, formarão um só desejo,
Um só corpo,
Uma só morte
Um só amor...

(H.)
...


Fale-me sobre o amor
E de todas as árvores sem folhas,
E de todas as rimas sem lógica.
Nesta frieza que cai de seus olhos esta a sua inocência que me faz
Miseravelmente explodir em sentimentos, destruir-me em palavras.
E essa dependência ela não me deixa ser livre como eu deveria de ser.
Se meus poemas servissem,
Eu seria feliz.
Morrer em seus braços seria a felicidade.
Mas a pior tristeza é saber que suas lagrimas não cariam.
Em saber que o ser que mais odeia coisas melosas, queria lhe dizer:
Eu te amo.
Eu te amo.
Eu te amo.
Eu te amo.

(E.)

Chamamos de poeta os que produzem palavras de amor. Mas quando me calei foi o momento no qual vedadeiramente amei."


Entendido seus motivos, aproveito pra esclarecer que nessa história, Jules e Jim não eram amigos, eram rivais, Mas como no filme, aqui Jules e Jim é o "casal" da historia, já que os dois ainda se escrevem, (sim, um lê os livros do outro) por outro lado, nossa Catherine é só uma velhinha de óculos, mãos enrugadas e cabelos finos.

Catherine aos 27 anos lembrou de uma frase do Lord Byron, que diz: "tragédias terminam em morte e comédias em casamento."

Então ela decidiu virar atriz de comédias.

Aos noventa anos, ela teve medo da morte, e novamente o Byron lhe veio a mente:  "A vida é como o vinho: se a quisermos apreciar bem, não devemos bebê-la até à última gota."

Catherine então foi dormir, e antes de cair em sono profundo imaginou como seria voltar a ter 27 anos... ela queria ter 27, ali ela morreria. E morreu com 27 anos, 90 anos.

De todo modo ela havia apreciado a vida até a última gota.



Dica: link para baixar o filme "Jules e Jim, uma mulher para dois"

http://www.megaupload.com/?d=NTAITLWB


Direção: François Truffaut

Roteiro: Henri-Pierre Roché, François Truffaut, Jean Gruault
Título Original: Jules et Jim
Origem: França
Duração: 105 min
Idioma: Francês
Legendas: Português
Formato: rmvb
Tamanho: 346 MB
Servidor: Megaupload

Nenhum comentário:

Postar um comentário