Marcadores

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Utilidade Pública ( por Aline)


Acabou Chorare é o segundo disco dos Novos Baianos. Ele foi lançado em 1972 pela gravadora Som Livre. Adotando a guitarra expressiva de Jimi Hendrix e a brasilidade de Assis Valente, e sobretudo a influência estrondosa de João Gilberto, que também serviu de mentor do grupo na época da realização do disco, o grupo realizou uma obra que apresenta grande versatilidade de gêneros musicais.


Quase 40 anos após seu lançamento, o álbum permanece como um dos mais importantes da música popular brasileira.Em 2007, na eleição de Lista dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela Rolling Stone, Acabou Chorare aparece em primeiro lugar, sendo considerado obra-prima pelos estudiosos, produtores e jornalistas convocados para a votação.

Não é uma família. Talvez um time. NOVOS BAIANOS. Mais perto do som. No seu mundo subterrâneo. À beira do abismo. Por fora de 'Ismos'. Na porta. Varrendo o terreiro. Lavando os pratos como quem faz música. Sem prantos, no fonte, na boca da criação... (...)
— Luiz Galvão, letrista, biógrafo e mentor intelectual do grupo, no encarte de Acabou Chorare.

Para baixar: http://www.4shared.com/file/7UVAg4ub/NovosBaianos-AcabouChorare1972.html

Um comentário:

  1. De novo estamos em sintonia. Passei a ultima semana ouvindo esse som. Realmente muito bom. Pena que o show do João Gilberto no Municipal esteja extravagantemente fora do meu orçamento.

    ResponderExcluir