Marcadores

terça-feira, 5 de abril de 2011

At the hop, com Devendra.

Ao saber que deveríamos, nesta semana que passou, falar do nosso artista preferido, eu pensei: são muitos! E aí, repensei: o preferido não é apenas um; é uma banda: The Beatles. Mas já falaram tanto a respeito! E é algo antigo, embora eterno. Daí, eu pensei mais um pouco e resolvi falar do novo - não tão novo, vai! - mas de alguém que está na ativa. Alguém com muito talento. Espirituoso. Criativo. Diferente. E surgiu nos meus pensamentos: Devendra Banhart.



Durante a criação do meu texto, eu me dei conta que precisava dizer como o conheci. Daí, voltei  ao início do texto e  resolvi dizer que...

Foi em 2006, ao ver o vídeo da regravação de London, London, de Caetano Veloso, pela cantora Cibelle. Foi tudo! Encantei-me com a versão mais atualizada e cheia de percussão. Com o visual do clipe. E, principalmente, com o pitoresco Devendra. :) Pra quem não conhece tal versão, vale dar uma olhadinha no vídeo:




Recomendo também uma versão hiponga de Doo Wop (That thing), da Lauryn Hill, exibida em um canal francês.

Pois bem, dito como o descobri, vamos saber quem é Devendra!

Devendra Obi Banhart é um cantor, compositor e artista visual norte-americano. Nascido, em 1981, em Houston - Texas, se mudou para Caracas - Venezuela, logo após o divórcio de seus pais; ele tinha apenas dois anos. Sua mãe, mais tarde, casou-se novamente e o padrasto levou a família para Los Angeles - Califórnia, quando Banhart tinha 14 anos. 

O nome indiano Devendra significa “rei dos deuses” ou “rei dos céus”.  É sinônimo de Indra - o deus hindu da chuva e do trovão -, e foi sugerido por Prem Rawat, um líder religioso indiano, a quem os pais de Banhart seguiam.. O nome do meio  - Obi - foi incorporado, com lançamento de Star Wars. E, não!  Não é um nome artístico!

Banhart começou a estudar no San Francisco Art Institute, em 1998, mas deixou o curso para ser músico. É um dos principais artistas do New Weird America - um “movimento” que retoma os ares da psicodelia. Sua música é uma mistura do Folk Norte-Americano com o Tropicalismo Brasileiro (ele é apaixonado por Caetano Veloso, Secos e Molhados, Novos Baianos...) e o Glam Rock, de Marc Bolan




Seguindo o estilo social do argentino Atahualpa Yupanqui e do venezuelano Simón Diaz, com o seu canto de beira de estrada, uma ligeira propensão ao falsete e com raízes no Blues e no Folk mais crus, Devendra  Banhart utiliza melodias simples, um violão e o mínimo de outros instrumentos; com letras geralmente surreais e metafóricas, o tema pode abordar desde a natureza até viagens, o amor, religião, serenatas, comidas, hedonismo, etc... Tudo muito criativo! Tudo muito bem Devendra!
O seu primeiro álbum foi lançado em 2002 - The Charles C. Leary. No início de 2006, participou, como backing vocal da música "Bat Macumba", no show que marcou a volta dos Mutantes, no Barbican Teathre, em Londres.



Em 2007, lançou o álbum Smokey Rolls Down Thunder Canyon, que conta com a participação de hermano Rodrigo Amarante, na canção "Rosa". No ano passado, participou de um happening do artista multimída Doug Aitken, no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, junto aos músicos Beck e Caetano Veloso, com um set de três canções - At the Hop, de Banhart; The Golden Age, de Beck e, o clássico de 1971, Maria Bethania, de Veloso.




As minhas canções preferidas?! Nesta ordem: Baby, At the hop, Brindo, Canela e Little Yellow Spider. Os clipes das duas primeiras, que são os únicos lançados dessa lista, são ótimos!!! No de Baby, podemos ver a participação de Amarante e Moretti - ambos do Little Joy. Sugiro também dar uma olhadinha nas letras, que são contagiantes, doces e loucas! ;)


Confiram também:



Bem é isso! Espero poder levar, ao menos uma pessoa, para o Lado Devendra da Força. Ano passado, carreguei duas pessoinhas muito queridas pro lado de cá; uma delas: a minha amiga Nayara.

Vem você também sentir a energia positiva do Mundo Devendra Banhart.
Vem!



2 comentários:

  1. Adorei!!
    Mais vídeos novos do Banhart pra minha playlist!
    Dá vontade de deitar na grama, ver o céu mudar de cor e deixar a música tocar... bjinss

    ResponderExcluir
  2. Que bom q gostou, Nay! Esses vídeos novos são realmente muito bons!!! Quando a gente acha q já viu tudo do Devendra, aparece sempre algo novo e muito criativo! :D

    ResponderExcluir