Marcadores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A bebedora de absinto de Picasso (por Aline)


Qualificada pelos especialistas como obra de transição para o período azul, esta tela aborda o tema da solidão. Ela integra uma série na qual o pintor mostra a figura de mulheres sós e em poses de recolhimento, acompanhadas tão somente por um copo ou de um cigarro.
A solidão feminina no interior de um café já havia sido tratada anteriormente por Degas (adorado) e Toulouse-Lautrec,artistas em quem Picasso se espelhava naquela época. O pintor espanhol, porém deu a suas telas um sentido de asfixia e opressão ausentes nos precedentes franceses.
A postura da modelo também contribui para sensação de isolamento. Recolhida em si mesma, solitária, pensativa, abstraída, com a cabeça afundada entre os ombros, dominada pelo frio azul do vestido e fechado em sua parte inferior por um braço grotescamente deformado.
Parece engaiolada no asfixiante ambiente do café, representado pela cor vermelha nas paredes e pelo espelho, onde o reflexo de elementos não identificáveis aumenta a sensação de alienação e isolamento da personagem.
As longas mãos, típica dos lânguidos personagens do período azul, parecem garras que aprisionam o corpo e a cabeça. A luz reflete um rosto anguloso, inexpressivo e de feições duras que, apesar dos traços simples das sobrancelhas, dos olhos, do nariz e da boca, transmite desesperança, resignação e cinismo.

Um comentário:

  1. Nada como ter uma amiga que interprete esse quadro como ninguém. Feliz por fazer parte do teu blog. Parabéns a vc e suas amigas... eterna amiga Aline, ou devo te chamar de Alipesi? rs

    =*

    ResponderExcluir