Marcadores

terça-feira, 22 de março de 2011

Godard e a Ficção como documento parte II (Por An Persa)

No filme, Godard propõe o rompimento das fronteiras entre documentário e ficção ao se apresentar como autor e personagem.

Quando o personagem aparece em cenas com uma máquina de datilografar, o diretor registra um equipamento destinado à extinção.

Outra cena tipicamente godariana, mais uma vez transforma os personagens em material de arquivo: quando o diretor mistura o som das teclas da máquina de escrever do personagem com imagens de soldados atirando, (a palavra é arma do diretor e do personagem), duas tecnologias de ponta que virariam peças de museu (armas e máquina de escrever... e de uma certa forma, a palavra também).

Vemos então imagens de arquivo, com registros de soldados na guerra, uma guerra real com armas reais que, assim como a "interpretação" de um objeto personagem, a máquina de escrever, essencial nos anos 80.


 
Para baixar:

Neste site você encontra não só todos os epsódios do filmes Histórias do cinema, assim como outras obras importantes do diretor e links para baixar filmes de outros diretores.  


2 comentários:

  1. eu até gosto do godard... claro que sou tão fã não como vc parece ser.

    confesso que gosto mais da primeira fase dele.

    Mas essa questão das fronteiras entre ficção e documentário realmente me chama muito atenção, e sempre acho o máximo quando vejo um filme que me coloca no meio dessa corda banba.

    vou tentar esse filme do godard... isso porque as experiencias que ele propõe sempre serão mais vorazes!

    ResponderExcluir
  2. A primeira fase dele é chocolate!

    mas é como eu sempre digo, arte figurativa é coisa de maricas...

    (esse foi meu momento godariando, mas creio que naum dá pra ser gadariando, se naum for godard, no máximo ficamos no nivel Tarantino )

    mas realmente o historias do cinema é visto como a grande obra do godard, acho que vale a pena ver sim, e no site que indiquei tem links muito bons, não só pra esse, mas pra outros filmes fodas e diretores mais fodas ainda!

    Ps:. desculpem a quantidade de "foda" mas outra palavra seria pequena ou cafona! hauahuah

    ResponderExcluir