Marcadores

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Brilho Eterno de uma mente sem Lembranças ( por Aline)

Os relacionamentos não são coloridos e felizes como vemos nas redes sociais. E é sobre o lado negro e colorido do casal Joel e Clementine, interpretado majestosamente por Jim Carrey e Kate Winslet, que se trata Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.


A história é a seguinte: Joel descobre que a  sua ex-namorada Clementine o pagou de sua memória  após o término do namoro. Chateado, ele procura um médico para fazer o mesmo procedimento. Mas conforme Clementine vai sendo apagada de sua memória, Joel se dá conta de que ainda a ama, e que não deseja apagar o amor dos dois.

Talvez falte um pouco de romantismo e sentimentalismo, mas acredito que o diretor Michel Gondry optou por mostrar algo real. E nós que já sofremos por amor sabemos que a realidade não é mole não. Porém é impossível não se emocionar ao ver o desespero de Joel quando a sua amada começa a ser apagada. E torcemos o tempo todo para que ele consiga interromper o processo, provavelmente por saber que isso é impossível. Mas no fim há uma luz fria no fim do túnel, possibilitando aquele calorzinho no coração.

Parabéns a Charlie kaufman por escrever um roteiro tão tocante e universal. Afinal quem nunca quis apagar aquele alguém que o magoou?  Mas como Kaufman diz: podemos apagar as memórias da mente, mas nunca os sentimentos da alma.

Um comentário:

  1. Esse é o meu filme preferido!!! Não canso de ver e choro todas as vezes!!! hihi O roteiro é primoroso! A edição, a fotografia, a trilha sonora.... TUDO!!! Ótimo post, Aline!!! :D

    ResponderExcluir