Marcadores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Arrependimento (Por An Persa)

Eu nunca vivo o meu presente, passei a vida vivendo outros presentes já passados. Primeiro eu vivi a fase "eu queria ter nascido em 1840 e morrido em 1860, como tuberculose e o coração partido".

Eu devia ter uns 13 anos quando conheci o "mal do século", pelo que eu sofria, até hoje acho que os poetas ultra-românticos não devem ser apresentados para adolescentes, se bem que dificilmente isso é feito.

De todo modo, eu vou proibir os meus filhos de lê-los, pelo menos até os 18 anos... as crianças são muito influenciáveis!

Você apresenta ao seu filho, um grupo de poetas jovens, mais boêmios que estudantes, cuja maioria morreu, antes mesmo de poder vir a ser um pós adolescente idealista, deixando de herança poesias repletas de pensamentos languidamente eróticos e obsenamente sarcásticos.
É o mesmo que chegar em um cara de 15 anos, que já está cheio dos desesperos dessa idade, fazê-lo ouvir "Down in a Hole" enquanto o ensina a apertar um baseado. Se ele não se jogar da janela do quinto andar até o final da música, terá uma overdose de paçoca até o final do CD!

Devaneio; erotismo; melancolia; tédio; depressão; auto-ironia masoquista... por fim, desfigurações de um ideal de vida, que se quer desejou sair do caos no qual, os jovens em fase de estagnação se alienam.

Pensando bem, acho que ler ou não ler os ultra-românticos, não é bem a questão, esses sentimentos nunca nos deixam, tudo o que fazemos é tentar não lembrar.

2 comentários:

  1. é engraçado, tentamos sempre esqueçer "esses" sentimentos, so que o que mais acontece é volta e meia eles baterem na cuca... enquanto momentos que fazem bem, na maioria das vezes acabamos esquecendo...por que será?

    ResponderExcluir
  2. eu passei essa história na minha cabeça... vi as cenas... não sei se é valido ou não apresentar os poetas pra "crinaças" mas concordo que Down in a Hole é um tanto pesada.

    "Devaneio; erotismo; melancolia; tédio; depressão; auto-ironia masoquista... por fim, desfigurações de um ideal de vida, que se quer desejou sair do caos no qual, os jovens em fase de estagnação se alienam"

    lindo isso, bem jovem contenporaneo... então vemos, porque esses caras são parte da história!

    ResponderExcluir