Marcadores

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Séra que existir é viver? (por Priscila)


Quase todos os dias me olho, a procura de mim para ver se encontro nem que seja uma pequena fração de mim mesma. Mas eu estou ali aprisionada dentro de um casulo. Aprisionamento do falar e do expressar, mas nunca do pensar. Ajustando- me a sociedade, selva civilizada. E por isso me mato um pouco todos os dias, deixando de viver e sobrevivendo.
Sobrevivendo é isto que sinto que faço quando que calo me omito, deixando de falar o que penso. Expressão de pensamentos e de princípios que parece um crime. Só é possível se expressar moldando- se, uniformizando marchando como soldados. Situação que me angustia, me sinto telespectadora da minha vida assistindo ela passar, esperando pelo momento mais emocionante, que nunca chega e sempre fica para o amanhã, em eterno stand-by. Hoje é só por ele que vivemos, não da para basear-se no amanhã, pois não sei se ele virá.
Tudo isso inquieta meu pensar, não sei que é pior o desassossego existencial que consume e devora ou a possibilidade da resignação. Aceitando que algumas "coisas" são como são.
Sobrevivo não vivo, vou existindo vendo a vida passar como a sua natureza fugaz.

7 comentários:

  1. Isse me fez lembrar do filme "Click" quando o personagem primcipal passa parte da vida no "piloto automático", mais uma vez, acho que se casam as linhas de pensamento...

    é como disse o Godard

    "as pessoas têm coragem de viver a vida, mas não têm coragem de imaginar"

    ResponderExcluir
  2. SOMOS TODOS FORMAS MENORES DE VIDA QUE ACHAMOS QUE TEMOS A REDEA DE NOSSSA VIDA EM ALGUNS MOMENTOS. VIL ILUSÃO...SOMOS TODOS VÍTIMAS DE UMA CADEIA DE ACONTECIMENTOS DESASTROSOS, OU NÃO, QUE FAZEM A GENTE VIVER DE DETERMINADA FORMAS.

    ResponderExcluir
  3. Acredito no viver. Não me sinto vítima de algo além de mim. Vivo a partir de escolhas. De fato as tenho de maneira delimitada, mas ainda sim faço escolhas. O problema não é viver as escolhas, mas sim as consequências. Considero a chave desse pensamento a coragem. Mas será que as pessoas realmente tem coragem de viver a vida?! Eis que me indago. Mas como Godard e Ana Carolina, cada vez me convenço mais que falta coragem de imaginar!

    ResponderExcluir
  4. IMAGINAR FAZ PARTE DO VIVER...
    VIVE-SE SEM IMAGINAR, MAS NÃO SE IMAGINA SEM VIVER...
    SONHAR, IMAGINAR, DIVAGAR...É COMO VIVER PRA DENTRO.
    ACREDITO QUE ÑAO É UM CASO DE FALTA OU EXCESSO DE IMAGINAÇÃO, MAS SIM DE VISÕES DE MUNDO DIFERENTES.

    ResponderExcluir
  5. acredito que o Godard seja Deus... o verdadeiro GODART!

    ResponderExcluir
  6. Esta é uma questão delicada, pois o que é existir para você? E o que é viver? De acordo com a etimologia das palavras: Existir é ser num dado momento ou atualmente; viver; Viver é ter vida ou existência; existir. Assim, fica mais fácil de compreender que as duas palavras são nada mais do que sinônimos. Somos nós os responsáveis pela criação de um novo molde, forma ou diferenciação. E logo, somos nós que criamos o problema e ou o dilema.
    Na minha definição, existir pode ser classificada como vive bem, vive, sobrevive e o não vive.
    Não vive são gente que em leito médico ou em extrema pobreza que não tem opção de vida social.
    Sobrevive são os indivíduos que vão da casa para o trabalho, do trabalho para a casa e assim mantém uma rotina desgastante. Pois, nada tem brilho e ou poucas coisas o motivam.
    Vive são as pessoas que mantém além da rotina, uma vida de lazer e distração.
    Vive bem sãos poucos que por ter um poder aquisitivo melhor tem o seu dia a dia mais motivador e sempre com coisas novas a sua espera.

    É claro que dentro de cada um das classificações existe a presença de outras patologias psicológicas, mas é assunto para outro momento.

    “Eu gostaria de ser um ignorante, pois assim viveria mais feliz e me contentaria com o óbvio”.
    De minha autoria.
    É claro que não podemos seguir ao pé da letra o que diz na sentença, mas é claro que quanto menos problemas, melhor deveríamos viver...

    Atualmente nas seleções de emprego observa-se que para os cargos de liderança ou chefia é requisitado características como atitude, perseverança, pró-atividade, além de saber trabalhar em equipe e etc. Por que? Justamente, por que a visão da empresa é não ter submissos e ou puxa-sacos no seu corpo gerencial. Para ter atitude é preciso saber vender, viver sem medo, sem dúvidas, ter segurança de si. Exemplo: São Paulo, antes de se converter ao catolicismo e de fundar a igreja era o maior criminoso da época, conhecido como Saulo. Sem contar os milhões de exemplos de outras religiões de sucesso. O que me adiantaria um pacato admirador (consumidor ou empregado) da minha igreja ou do meu negócio, se ele não se mutilar pelo assunto. Hoje em dia, quem pensa em ganhar dinheiro não pode parar no tempo, ninguém mais dá o sangue por nada, a palavra de ordem é se mutilar, pois você acaba tendo que deixar certas coisas de lado para conquistar outras, te fazendo girar numa elipse.
    Voltando ao ponto, para viver ou existir, só é preciso acordar se a intenção é sair do lugar.

    Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?
    Roberto (amigo maluco da Aline)

    ResponderExcluir
  7. Apesar do amigo maluco da Aline, Roberto ter oferecido úma ótima explicação para o texto da Priscila...
    Nada melhor do que a prórpia, vir até aqui e apresentar seus comentários, sobre os comentários, não?

    de todo modo, ao ler o texto eu continuo tento imagens do filme "Click", que me fez chorar, e mais do que nunca, acredito no GOD-ART!

    ResponderExcluir