Marcadores

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cannes trailer: 'Film Socialism' (por: An Persa)


Film Socialism, é o novo filme do diretor francês Jean-Luc Godard, estreia nos cinemas brasileiros no dia 3 de dezembro, dia do aniversário de 80 anos do diretor. Estrelado por Patti Smith, Élisabeth Vitali e Christian Sinniger, Film Socialism foi um dos destaques da mostra Un Certain Regard, a segunda mais importante do Festival de Cannes.

Na ocasião, Godard disponibilizou seu filme para ser assistido na internet entre os dias 17 e 19 de maio, justamente entre a exibição em Cannes e a data de estréia nos cinemas franceses. Foi possível assistir ao filme no site http://www.filmotv.fr/, sem a possibilidade de efetuar o download, e pelo custo de 7 euros aos interessados.

Godard queria que seu filme fosse disponibilizado somente na Internet, mas os produtores exigiram o lançamento também nas salas de cinema. Irreverente, como é do seu feitio, ele mesmo preparou uma versão condensada para o Youtube.



Ai estão algumas cenas do novo filme de Godard. O que posso dizer? Bem godariano! (rs)

Mas ficou clara a citação aos diretores Chapiln e Eisenstein, este último é "a face" do assunto do filme, além das citações aos trabalhos anteriores da carreira de Godard.

Me arrisco a nomear Nossa música e Paixão, como filmes citados, não pela temática, já que o Nossa música é o que mais se aproxima de Socialism, mas sim pela estética de certas cenas onde as cores são distorcidas ao ponto das cenas parecerem uma pintura impressionista, e pelo fato dos filmes (exceto Paixão) serem divididos em 3 partes.

É possível perceber que dos anos 80 pra cá, entre algumas obras primas, o Godard produziu ainda filmes que revisitaram suas produções dos anos 60 e 70, ambientadas é claro para a época vivida.
Isso é fato, e acho que já pelo título desse novo filme, podemos entender à que época de sua carreira Godard se refere.

O Trailer do filme é outro ponto interessante do próprio filme, infelizmente não estou conseguindo postar então mando o link http://www.youtube.com/watch?v=nKeGpvrjEcQ
onde podemos ver mais uma vez, o diretor transgredir o cinema pelo próprio mecanismo do cinema!!

Bom, já estou contando os dias pra ver a estréia de Film Socialism, e seria bem legal que isso fosse na maratona do Odeon, já que a próxima edição da maratona acontecerá justamente no dia 3 de dezembro, dia da estréia do filme, e considerando que a programação da maratona sempre conta com uma estréia, um filme surpresa e mais um filme, acredito mesmo que Film Socialism tenha sua estréia na próxima Maratona do Cine Odeon.
Ps:. Na época eu soube que o filme foi uma das atrações do festival do Rio desse ano. Mas na mostra Godard80 da Caixa cultural do RJ em janeiro deste ano, já estava claro que a estréia brasileira de Socialism, seria no dia do aniversário de 80 anos do mestre, e eu preferi comemorar a data assistindo ao filme

Ps2:. Ainda tenho esperança que o CCBB faça com Godard o mesmo que fez com o Woody Allen em novembro de 2009!!!!

2 comentários:

  1. Também sou muito fã de Godard! Mas ainda não tinha visto a versão do filme novo para o youtube, como vc mesmo disse, muito godariana!!

    Há quem diga que esse é o último filme da carreira do diretor, mas li em uma comunidade que ele já está a filmar seu próximo longa!

    Ok, não dá pra confiar em foruns de comunidades, mas ficaria feliz se fosse verdade!

    Ps:. adorei o blog, os assuntos bem váriados! estou seguindo!!

    ResponderExcluir
  2. então vc e senhor edgar furaram e não me levaram pra ver o filme... mas vi só, achei foda... tem duas versões do filme, uma com legenda normal, e outra com a legendo do Godard...

    é sério, vale a pena ver os dois!

    ResponderExcluir