Marcadores

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sobre tempo


— Você fez uma máquina do tempo!... com um De Lorean?

Há 25 anos um adolescente e um cientista dão início a uma das viagens mais loucas de todos os tempos: Marty Mc Fly e Dr. Emmett Brown viajam de 26 de outubro de 1985 a 5 de novembro de 1955 a bordo de seu De Lorean .

Segundo ABBAGNANO podemos distinguir três concepções de tempo: 1 – tempo como ordem mensurável do movimento; 2 – tempo como movimento intuído e 3 – o tempo como estrutura de possibilidades.

À primeira concepção vincula-se o conceito científico de tempo. Já na segunda está atrelada ao conceito de consciência com o qual o tempo é identificado. A terceira concepção deriva da filosofia existencialista, apresentando algumas inovações na análise do conceito.

Dentro dessas inovações, destaque para a análise do tempo enquanto uma estrutura de possibilidades. Imbuída na teoria da relatividade desenvolvida por Einstein, esta concepção defende que se dois eventos são simultâneos segundo certo sistema de referências , mas podem não ser simultâneos segundo outro; conclui-se que o tempo não é uma ordem necessária, mas uma possibilidade de várias ordens.

No decorrer da trilogia “De volta para o futuro” Marty realiza diferentes perturbações no espaço-tempo , ao passo que a cada filme da trilogia são criado e vividos espaços “alternativos” de tempo.

Mas será possível voltar atrás no tempo?


“Sim, podemos. [...] Leva, aproximadamente, sete minutos para que a luz do sol chegue aos nossos olhos. [...] Isto significa que estamos vendo o sol da maneira que ele estava há sete minutos e não como ele está no momento em que o observamos. [...] Sempre que você levantar os olhos para o céu, à noite, mesmo sem telescópio, você estará olhando de volta no tempo. [...] Olhando para diversas estrelas você estará observando várias épocas do passado. Na nossa própria galáxia [...] a luz levou centena de milhares de anos para atravessá-la. Se houver outras criaturas em outros planetas que estejam nos olhando neste exato momento o que estarão vendo? Se os telescópios forem possantes, eles poderão estar observando um contador de histórias falando sobre a dança de Gaia em um antigo povoado grego!” (SAHTOURIS, Elisabet. Gaia: do caos ao cosmos. São Paulo. Editora Interação. 1991. p. 33-34)

2 comentários:

  1. Essa semana mesmo vi o primeiro filme dessa trilogia, não lembrava como era legal!

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante seu post, e assisti todos os filmes, e pensava em um dia fazer uma maquina do tempo, mas assim que fui conhecendo a física, descobri muitas coisas novas, e a minha concepção de viagem no tempo mudou, e discuto essa minha opinião em meu blog, no link clicando no meu nome, lá demonstro uma visão bem diferente do tempo, de uma forma mais simples possível, que passa por mistérios e dúvidas da ciência atual, em experimentos de pensamento, quem gosta dos mistérios do tempo é uma leitura interessante...

    ResponderExcluir