Marcadores

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Oscar 2011 (por Aline)

Na noite do dia 27 de fevereiro aconteceu o Oscar 2011, cheio de surpresas e filmes que não saem da boca da galera. Os filmes desse ano rendem assunto, tendência e debates fervorosos entre os amantes do cinema. Cada um tem o seu favorito, mas todos os indicados estavam de altíssimo nível, um pouco diferente do que vinha acontecendo nos últimos anos. Abaixo os vencedores e algumas curiosidades:


Melhor filme
“O Discurso do Rei”

Melhor diretor
Tom Hooper (“O Discurso do Rei”)

Melhor Ator
Colin Firth (“O Discurso do Rei”)

Melhor roteiro original
“O Discurso do Rei”

Curiosidade: Nos bastidores da premiação e nos jornais britânicos, ligações do rei George VI com o nazismo são apontadas. Não é preciso dizer que os fatos históricos que embasam essas alegações sequer são mencionados por Hooper.
Os indícios de que o rei que conduziu a Inglaterra contra a Alemanha de Adolf Hitler era, se não um simpatizante do nazismo, ao menos um anti-semita, estariam em documentos oficiais liberados pela Casa de Windsor em 2002.
Os papéis tratam do apoio de George VI, numa carta escrita ao seu Ministro das Relações Exteriores, Lord Halifax, à decisão de barrar judeus que fugiram da Alemanha em meados de 1939 e tentaram emigrar para a Palestina, então sob o domínio da Inglaterra.
Fonte: Revista Veja

Melhor atriz
Natalie Portman (“Cisne Negro”)

Curiosidade: O orçamento deste filme foi tão apertado que, quando a estrela Natalie Portman teve uma costela deslocada, ela chamou o produtor para ajudar. Ela foi informada que o orçamento era tão baixo que não tinha médico. Ela afirmou que, se precisavam cortar itens do orçamento que poderiam tirar seu trailer, em vez de um médico. No dia seguinte, o trailer dela tinha ido embora. Ela levou seis semanas para recuperar-se totalmente da costela machucada.

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale (“O Vencedor“)

Melhor atriz coadjuvante
Melissa Leo (“O Vencedor”)

Curiosidade: - A primeira opção de diretor era Martin Scorsese, mas Mark Wahlberg não conseguiu convencê-lo, porque Scorsese não queria dirigir outro filme sobre boxe. Já Darren Aronofsky aceitou o convite. Mas acabou saindo, um ano depois, por causa de um remake de RoboCop (que nunca saiu). Acabou fazendo O Lutador, em 2008, e depois resolveu se dedicar a um antigo projeto: Cisne Negro.

Melhor roteiro adaptado
“A Rede Social”

Melhor edição
“A Rede Social”

Melhor trilha musical
“A Rede Social”

Curiosidade: Durante um dos depoimentos, é mencionado que a invenção do Facebook foi “a coisa mais importante em um campus, que incluiu dezenove Nobel, quinze ganhadores do Prêmio Pulitzer, dois futuros atletas olímpicos e uma estrela de cinema.” Um dos advogados então pergunta: “Quem foi a estrela de cinema?” e a resposta é: “Será que isso importa?”. Esta estrela de cinema era, na verdade, Natalie Portman, que estudou em Harvard de 1999 a 2003 e ajudou o roteirista Aaron Sorkin, fornecendo informações privilegiadas sobre acontecimentos em Harvard na época em que o Facebook surgiu.

Melhor filme de animação
“Toy Story 3″

Melhor canção original
“We Belong Together” (“Toy Story 3″)

Curiosidade: Toy Story 3 é a primeira sequência animada a ser indicada a Melhor Filme no Oscar, e também é o primeiro filme animado a fazer US $ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.

Melhor direção de arte
“Alice no País das Maravilhas”

Melhor figurino
“Alice no País das Maravilhas”

Curiosidade: Quando chegou a hora de criar os figurinos sempre em mutação de Alice para Mia Wasikowska, o trabalho parecia ter sido feito sob medida para a figurinista Colleen Atwood. O personagem usa uma variedade de trajes diferentes, incluindo um supostamente feito das cortinas da Rainha Vermelha e até uma armadura. Atwood teve que achar tecidos em diferentes escalas, e criar figurinos para Mia que ajudassem a ilustrar suas mudanças de tamanho. A figurinista acrescentou corações vermelhos nas solas dos sapatos da Rainha Vermelha, visíveis quando a mimada real coloca seus nobres pés sobre um porquinho vivo transformado em descanso para pés. Preciosismo é tudo!

Melhor mixagem de som
“A Origem”

Melhor edição de som
“A Origem”

Melhores efeitos visuais
“A Origem”

Melhor fotografia
“A Origem”

Curiosidade: O personagem de Cillian Murphy foi chamado Robert Fischer Jr. como homenagem ao campeão de xadrez Bobby Fischer, seu pai (Pete Postlethwaite), Maurice Fischer, foi também outra homenagem. Desta vez ao artista gráfico holandês M.C. Escher (nome completo Maurits Cornelis Escher), cuja arte foi claramente uma inspiração para muitos dos efeitos especiais no filme.
Inclusive, a "escada Penrose" (com uma mulher jogando papéis), que Arthur mostra a Ariadne, é uma referência a uma impressão de litografia de Escher. A impressão é geralmente chamada de "Ascendente e Descendente" ou "A Escada Infinita", e foi impresso em março de 1960; Escher é bem conhecido por seus desenhos que exploram ilusões de ótica e reais os princípios da arquitetura, matemática e filosofia de forma fantástica.

Melhor documentário
“Trabalho Interno”

Melhor documentário de curta
“Strangers No More”

Melhor curta de animação
“The Lost Thing”

Melhor curta de ficção
“God of Love”

Melhor filme estrangeiro
“Em um Mundo Melhor” (Dinamarca)

Melhor maquiagem
“O Lobisomem”

Um comentário:

  1. Curiosas as suas curiosidades!!! rsrs Gostei muito do post, Aline!! Muita info!! :D

    ResponderExcluir