Marcadores

domingo, 23 de janeiro de 2011

As águas de março virão. Vai um guarda-chuva aê?!

"Tem de cinco! Tem de dez! Tem de 200 reais!"

Depois de um fim de semana com um clima de deserto, nada como escrever sobre algo relacionado à água! Como sabemos, o verão brasileiro é sempre chuvoso. Por isso, eu pensei em falar sobre o guarda-chuva - um item que eu, particularmente, não curto muito; acho que me atrapalha demais! Mas reconheço que é um acessório essencial. E hoje em dia, tem uns muito criativos também! Alguns mais em conta, no querido SAARA, por exemplo; outros, de grife e de designers conhecidos - não tão baratos assim, ou muito caros mesmo!

A verdade é que, a grande maioria ainda não reconhece o guarda-chuva como um acessório inserido no mundo da moda (eu me incluo nesse grupo). Como vou dizer... Sabemos que ele está nas passarelas, mas não nos preocupamos tanto com isso. O objetivo é comprar um, que não seja muito caro, não importando se este combina com o nosso estilo, ou se aquele está de acordo com o look. 

No Japão, o guarda-chuva é uma verdadeira obsessão. As mulheres colecionam e o usam como um acessório fashion, combinando com a produção.  Aqui, no Brasil, entre os anos 50 e 60 também era assim; mas o uso acabou restrito aos dias de chuva. Hoje a tendência está voltando, basta repararmos como as peças estão presentes em diversas lojas. Vejamos, então, o que eu achei.

Mas, antes... Peraí! Quando foi mesmo que surgiu o guarda-chuva? Bem... Eu pesquisei em alguns sites, e de acordo com a Revista Superinteressante:

Os mais antigos que se conhecem foram da Mesopotâmia, região do atual Iraque. Há 3400 anos, já existiam artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis - contra o sol, não contra a chuva, uma raridade naquele lugar. Assim como os abanos, eram feitos de folhas de palmeiras, plumas e papiro. No Egito, adquiriram significado religioso, e na Grécia e em Roma eram tidos como artigo exclusivamente feminino. Só no século XVIII, a obstinação do comerciante inglês Jonas Hanway, um apaixonado por guarda-chuvas (versão inglesa do guarda-sol tropical), conseguiria torná-los dignos também de um gentleman. Embora ridicularizado em vida, após a sua morte, em 1786, os ingleses aceitaram sair à rua, munidos do acessório, nos sempre freqüentes dias de chuvas do país.

 

Jonas Hanway (1712- 1786)

Os ingleses gostaram tanto da ideia, que se especializaram na confecção do acessório e possuem até hoje famosas lojas - como a James Smith & Son Umbrella Shop, fundada em 1830.



Sabendo disso tudo, eu fui à procura dos mais variados modelos e resolvi separar por categorias. Não irei falar aqui dos monocromáticos, ou os com estampa de vó. Escolhi alguns que chamam a nossa atenção, pelo modelo/estampa; e outros, conceituados - que corroboram com a crescente inserção do acessório no mundo fashion.

Pra quem segue o estilo ROMÂNTICO, eu achei esse guarda-chuva em formato de coração.


Achei fofo.

Tem o INFANTIL, com as mais variadas estampas de bichinhos e personagens de desenhos, como o Snoopy e a Betty Boop:


 Eu fui vencida por um modelo parecido... rsrs

Mas o meu sonho de consumo mesmo se enquadra em outra categoria: a dos NERDS! kkk Acho super geek o guarda-chuva da Umbrella Corporation - a empresa fictícia do game Resident Evil. O produto é vendido em diversas lojas de acessórios da marca, como o site Think Geek, que eu super recomendo!


Tem os que estão NA MODA aqui no Rio, com fotos de pontos turísticos da cidade. Eles andam circulando por aqui faz um tempinho, mas as pessoas ainda o compram. É um atrativo também para os turistas!


Tem os de GRIFE, assinados por marcas e estilistas famosos. As grifes europeias, por exemplo, têm um guarda-chuva no mix de acessórios de moda, coordenando suas estampas com a paleta de cores de cada estação.

 Burberry, Louis Vuitton e Longchamps.

Eu gosto muito do modelo com caveiras, do saudoso Alexander McQueen.



Eu escrevi que não citaria os monocromáticos. Mas esse, que segue abaixo (também do McQueen) é um luxo! E, por isso, merece ser mencionado.


 O designer segue a linha de alfaiataria dos guarda-chuvas ingleses.

Detalhe do cabo. DIVINO.

Na moda brasileira temos, por exemplo, os modelos do estilista Walter Rodrigues - da coleção Verão 2010/2011:

 
Cantão, Osklen, Maria Filó, Animale, Dress To, Reserva, Soulier, entre outras são marcas brasileiras que têm a confecção dos seus guarda-chuvas assinada pela Pumar & Cia Ltda - uma empresa brasileira, fundada em 1927. Segue abaixo alguns desses modelos:


Lindos, não? :)


E tem ainda, os inventos INUSITADOS, como o guarda-chuva de nuvem - que é mais um conceito. Não funciona muito bem... A chuva precisa ser uma "chuvinha" e, o pior!, você precisa enchê-lo - tipo bola  de aniversário. Só rindo... ¬¬ Ok, ok. A ideia é divertida.

O Cloud Umbrella foi desenhado pelo Estúdio Joon&Jung, na Holanda.

Outro, muito criativo também, é o que muda de cor quando molhado. Tem na MoMa Store, vende Online e custa 40 dólares.

Quem for à Big Apple, fica a dica de presente. Traga um pra mim! hihi

São muitos os modelos! Tantos, que eu ficaria aqui o dia inteiro escrevendo! Mas é preciso fechar o meu post. E pra fechar com gosto, eu deixo o link http://www.guarda-chuvas.art.br/index.html, da artista brasileira Silvia Guadagnini, que fez intervenções urbanas com guarda-chuvas. No próprio site, ela também nos convida para a criação. Gostei muito da ideia e criei o MEU guarda-chuva. E vocês? O que acharam? 

Abraços apertados debaixo de um guarda-chuva,

Fabi.

3 comentários:

  1. adorei o de caveira!!! muito rock n roll!!!

    adorei o que tem formato de coração... muito fofo mesmo!!

    e o de criança?? LINDINHOS!!! pow, quando era criança adorava usar acessórios de inverno, capa de chuva e tals!!

    MAS O MAIS FODA É OQ UE TEM IMAGENS DO RIO! NÃO DÁ PRA NEGAR QUE É MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, Fabi! Sou super a favor do retorno das sombrinhas! Nesse sol escandante, nada melhor do que uma sombra portátil, né não? rsrs Inclusive eu já tenho uma, da SAARA, modelo chinês! hehehe... Adoro!

    Acho super charmoso um guarda-chuva que se preze. Se eu não fosse tão cabeça de vento e não esquecesse meus guarda-chuvas em todos os lugares possíveis, com certeza adotaria um modelo mais fashion!

    Bjo grande!!

    http://algodaocompoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei post! Muito interessante, principalmente esse do cabo de caveira do McQueen! Essa linha macabro-chique dele é linda! Bsitoss

    ResponderExcluir