Marcadores

domingo, 23 de janeiro de 2011

Bolinhas (por An Persa)



Como falei na outra postagem sobre esmaltes, não gosto muito de desenhos nas unhas, mas fiz esse make, e achei que ficou moderninho.

Usei o esmalte rosa Chiclete da Ludurana, e o Paixão da Colorama

As bolinhas eu fiz com o palito de dente, e quis fazer meio irregular mesmo, umas maiores que as outras.
 
 Dicas pra unhas fortes

Que a gente gosta de esmalte todo mundo já sabe, e os tons cítricos já são a febre da estação. Estava buscando dicas entender melhor do assunto, já que tenho a unha “papel”.

UNHAS FRACAS: Basicamente as unhas enfraquecem em virtude vários motivos: roer unha, cutucar a cutícula, uso de agentes químicos (solventes e produtos de limpeza), contato, excessivo com água, entre outros. Algumas doenças como a anemia, micose e até mesmo a alteração da tireóide podem modificar a estrutura das unhas. Quem tem problemas intestinais e precisa tomar laxantes, ou mesmo quem não tem e mesmo assim toma laxantes são candidatos a ter unha papel. Questões como anorexia e bulimia são outras que causam unhas fracas. Fora que se a unha está fraca, creia que o cabelo também não estará nada bem!

COMO SEI QUE MINHA UNHA ESTÁ FRACA: A queixa mais comum é que elas quebram ou lascam, mas descamações, deformidades na superfície, aspecto poroso, manchas e facilidade para dobrar são sinais que indicam quando a unha está fraca. (logo, começo a me preocupar, tenho todos os sintomas nas 20 unhas!)

PREVENIR: A melhor forma de mantê-las sempre bonitas e fortes é hidratar sempre que possível com cremes à base de ativos emolientes. Outra coisa é não remover totalmente a cutícula, pois ela é responsável por proteger a matriz delas. Isso evita infecções ocasionadas por bactérias e fungos. (e eu que sempre futuco tudo!)

ACETONA: A acetona também enfraquece a unha, pois trata-se de um solvente com muitas substâncias químicas em sua composição, que ressecam as unhas, deixando-as mais fracas. O melhor é optar pelo removedor de esmaltes, pois apesar de conter acetona em sua fórmula, existe em menor concentração.

BASE FORTALECEDORA: A base fortalecedora ajuda a cuidar das unhas, mas não trata o problema. Vale consultar uma dermatologista para investigar a causa. (na dúvida eu sempre uso!)


ALIMENTAÇÃO: A alimentação influencia bastante na formação e no fortalecimento das unhas. A falta de zinco, ferro e vitaminas, como A, C e B6, pode afetar a saúde das unhas. Isso é bastante comum para quem vive em dietas restritivas. Vale então colocar mais frutas, legumes, verduras, soja, carnes brancas e gelatina no prato.

(bomm, eu como tudo isso e mesmo assim... talvez eu tenha que ter mais fé no que eu como mesmo. Sempre achei essas questões dos alimentos fantasiosas e os nutricionistas cozinheiros!... parece papo de mãe que quer ver o filho comendo aquela coisa sem atrativo!)

SEMPRE QUE POSSÍVEL DEIXE AS UNHAS DOIS DIAS POR SEMANA SEM ESMALTE E HIDRATE-AS.

PS:. Tentei fazer isso e no segundo dia, eu quebrei 3 unhas das mãos e fiquei sem 1 unha do pé, não sei porque a unha do meu dedo “anelar” do pé sempre cai!

*as informaões foram retiradas de matérias publicadas nas revistas, NOVA, BOA FORMA e CLAUDIA 

2 comentários:

  1. Oi, Aline! Adorei o post! Amo bolinhas!!! :D Eu tomo colágeno 1x ao dia e sei de uma base, que vende em farmácia de manipulação, muito boa!! Minha mãe usa e funciona. Só é um pouco salgado o preço... :/ Ela pagou R$13,00. Fica a dica. Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. esse post não é da aline...
    "Bolinhas (por An Persa)" a Aline geralmente assina como Aline mesmo, ou Aline Pesi, e a Gisele, só costuma assinar mesmo no marcador.

    Sobre as bolinas... acho muito It!

    ResponderExcluir